Olá, amigos! Espero que esteja tudo bem com vocês. Aqui na samantalândia ainda não caiu a ficha que eu tenho um quadrinho de 300 páginas à venda. Ainda parece meio surreal que finalmente tenha terminado o gibizão e ele está por aí, sendo lido (eu espero, né). Aliás, últimas horas de pré-venda, com um precinho mais acessível e uns brindes, olha lá!
Aí depois de terminar um trabalho looongo você pensa: é isso, acabou, vamos focar no próximo! Porém é preciso vender. E vender é muito mais complicado do que fazer o quadrinho.
Eu sou muito ruim nessa coisa de marketing. Mas se a gente quer que as pessoas leiam nossos gibis e livros tem que saber um pouquinho disso daí. Saber vender é um talento que eu certamente não tenho.
Então lá fui eu pro youtube: “como promover um livro”. E aí me apareceu essa autora falando o que ela fez: chamou 100 amigos (quem é que tem 100 amigos??), mandou o pdf do livro dela pra eles e pediu pra que escrevessem uma resenha na amazon (valia criticar, ela diz que não pediu elogios, mas resenhas sinceras). Como se só isso não seria forçar a amizade ela foi além: pediu pra que eles comprassem o livro na pré-venda. Aí ela explicou que a amazon conta as vendas da pré-venda como se fossem as vendas do dia de lançamento, aí o que acontece é: 100 pessoas compraram na pré-venda (que dura, sei lá, um mês?) e pra amazon vai ser: essa autora vendeu 100 livros no seu lançamento! Olha que sucesso! E assim aumenta as chances do livro dela entrar naquelas listas de mais vendidos. Ela também gastou 10 mil (DEZ MIL) em anúncios no fb. Eu gastei uns 50 pila pra turbinar um post. Cada um investe o que pode, né.
Mas voltando pras resenhas, porque isso é o que importa mais no meu caso. Sempre que estou passeando por livrarias, se um livro ou gibi me chama atenção (pela capa ou título) a segunda coisa que eu faço (a primeira é folhear né) é ler a opinião das pessoas sobre o tal livro. Pessoalmente, eu não uso tanto a amazon pra isso, eu prefiro goodreads ou skoob. Os reviews na amazon costumam me irritar um pouco porque focam muito no pacote ou na demora da entrega, eu já vi avaliação de uma estrela porque tinha um amassado na capa(!!) mas enfim, foco, Samanta. O que quero dizer é que muitas vezes são as avaliações que me fazem decidir comprar ou não, principalmente quando se trata de um autor desconhecido. E isso vale mais ainda pras resenhas em blogs, podcasts, etc. Se a resenha de um estranho na internet me influencia a comprar ou não um livro, imagina se for alguém que eu acompanho o blog, o youtube ou o instagram? Livro não se vende sozinho. Gibi é ainda mais difícil, eu acho.
Eu nem conheço 100 pessoas pra pedir resenhas. Mas então fica aqui o pedido, pras 366 pessoas que assinam minha cartinha: comprou o gibizão? Escreve uma avaliaçãozinha num desses sites Goodreads, Skoob, Amazon ou no próprio site da DarkSide. Ou escreve em todos!! E tenha meu amor pra seeeempre!
Faz um tempo que ando com vontade de fazer um zine
Então se você escrever uma avaliaçãozinha (não precisa ser positiva, vale crítica também) me manda que eu vou enviar um zine pra você. Um zine FÍSICO, de papel xerocado, pelo correio. É isso aí, minha estratégia de marketing é comprar resenhas com zines! É a rainha do marketing!
Aliás, já fica aí a ideia: gostou de um livro ou quadrinho de um autor independente ou meio desconhecido: escreve uma avaliação num desses sites aí. É rapidinho e você ajuda mais gente a conhecer o trabalho dessa pessoa, que por sua vez vai ter mais leitores possibilitando que produza mais e mais e etc. Aliás, meus outros trabalhos estão por esses sites também, PISC PISC
Sobre o que vai ser o zine? Ah, você vai ter que escrever uma avaliação pra saber e- tá, eu ainda não sei exaaaaatamente como vai ser, mas algo sobre o processo de fazer o gibizão, a origem dos nomes dos personagens, essas coisas.
Tatu assombrada:
Pra comemorar o lançamento fiz esses flashes temáticos de fantasminhas, e pra quem comprar o gibizão tem 15% de desconto em todas as tatus!
Aliás, vai rolar Bekobook de fantasminha também.
Por hoje é só, pessoal, até a próxima!